NOTA DE REPÚDIO
Se, por e não sei que excesso de socialismo ou de barbárie, todas as nossas disciplinas devessem ser expulsas do ensino, exceto uma, é a disciplina literária que devia ser salva, pois todas as ciências estão presentes no monumento literário. (Roland Barthes)
A comunidade acadêmica da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) manifesta sua discordância e indignação em relação à maneira como o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul impõe a redução das aulas de Literatura e sonega o direito aos alunos do Ensino Médio de aprender simultaneamente duas Línguas Estrangeiras.
Essa comunidade entende que a proposta de retirar uma aula da disciplina de literatura para substituir por disciplina optativa, seja de Inglês ou Espanhol, não possibilitará um conhecimento efetivo em nenhuma disciplina. É impossível realizar um processo ensino/aprendizagem de qualidade com apenas uma aula semanal. Somam-se a isso os baixos índices de leitura da população brasileira, apontados por diversas pesquisas, e o fato de que a Literatura é a disciplina que mais promove a leitura na escola, tornando-se crucial na formação de leitores.
É preciso reconhecer que a literatura e a experiência da leitura são um direito do cidadão. Nas palavras do mestre Antonio Candido, “A literatura desenvolve em nós a cota da humanidade.”
Dourados (MS), 16 de novembro de 2009.
Faculdade de Comunicação, Artes e Letra.
Fonte: http://www.ufgd.edu.br/noticias/facale-aprova-nota-de-repudio
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário